Home > Conselho de Administração e Diretoria

Conselho de Administração e Diretoria
Conselho de Administração Cargo Eletivo Ocupado Data de Eleição Prazo do Mandato
Bruno Pessoa Serapião Presidente do Conselho de Administração 30/04/2020 30/04/2021
Marcelo Souza Conselheiro 30/04/2020 30/04/2021
Roberto Lucio Cerdeira Filho Conselheiro 30/04/2020 30/04/2021
Bruno Augusto Sacchi Zaremba Conselheiro 30/04/2020 30/04/2021
José Guilherme Cruz Souza Conselheiro 30/04/2020 30/04/2021
Gabriel Felzenszwalb Conselheiro 30/04/2020 30/04/2021
Ricardo Schenker Wajnberg Conselheiro 30/04/2020 30/04/2021
Adriana Waltrick Santos Conselheira 03/08/2020 30/04/2021

Bruno Pessoa Serapião é Diretor Presidente da Hidrovias do Brasil S.A. desde 2010. Antes de ingressar na Hidrovias do Brasil e no Pátria Investimentos, o Sr. Bruno passou três anos com a GE Transportation (Transportes), sendo inicialmente o executivo responsável por Desenvolvimento de Negócios para a América Latina. Enquanto na posição, o Sr. Bruno desenvolveu a estratégia de diversificação de mercado de trilhos para outros mercados adjacentes, tais como sinalizações, veículos "off-highway" e motores marítimos. Além disso, o Sr. Bruno consolidou a posição anterior da empresa com os serviços e unidades de negócios de propulsão para a América Latina, tendo passado antes de integrar a GE Transportation, cinco anos com a América Latina Logística ALL (Logística). Antes disso, o Sr. Bruno trabalhou no setor da aviação, junto à Autoridade de Aviação Civil Brasileira, como Engenheiro de aero- navegabilidade e como consultor sênior com a Roland Berger Strategy Consultants no Competence Aviation Center. O Sr. Bruno tem diploma em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, um mestrado em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ e tem um MBA, com mérito, pela Insead Business School na França.

Marcelo Souza possui mais de 20 (vinte) anos de experiência em projetos e finanças, ocupou a posição de Diretor de Finanças e RI (CFO) da CPFL Renováveis até agosto de 2014 e também atuava como Executivo do Pátria Brasil desde 2008. Anteriormente, o Sr. Marcelo ocupou posições de liderança na Alliant Energy Brazil e na PricewaterhouseCoopers. O Sr. Marcelo é Economista pela PUC-MG e possui MBA pela Ohio University.

Roberto Lucio Cerdeira Filho é atualmente diretor da área de infraestrutura do Pátria Investimentos, com atuação nos setores de Energia, Óleo e Gás e Logística, bem como é membro do conselho de administração e de gestão de empresas investidas pelo fundo de private equity Pátria. O Sr. Roberto Cerdeira já foi CEO da empresa Pare Bem Estacionamentos, empresa que integra o portfólio do Pátria Investimentos. Antes de se juntar ao Pátria Investimentos, trabalhou para a Evercore Partners e Gulf Investimentos. O Sr. Roberto Cerdeira tem formação em administração de empresas pela PUC-Rio e MBA pela London Business School.

Bruno Augusto Sacchi Zaremba é Head da equipe de Private Equity e membro do conselho de administração de diversas companhias do portfolio da Vinci, tais como Burger King, Cecrisa, Austral e Uniasselvi. Fez parte da equipe da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos entre os anos de 2006 e 2009. Atuou como gestor de investimentos em bolsa e mercados desenvolvidos no Banco Pactual, onde foi sócio desde 2001. No Banco Pactual integrou o grupo de pesquisa como analista sênior de Bancos, Bebidas, Varejo, Alimentos e Tabaco. É formado em Economia pela PUC-Rio e possui a certificação de Chartered Financial Analyst (CFA).

José Guilherme Cruz Souza é sócio e membro da equipe de Private Equity da Vinci Partners. Ingressou no Banco Pactual (hoje BTG Pactual) em 2005 e foi coresponsável pela gestão do Fundo de Investimento Brasil Energia (FIP Brasil Energia) até 2009. Neste período, o capital comprometido do fundo (R$ 1.2 bilhão) foi investido em 8 projetos e companhias, nos segmentos de transmissão e geração de energia, através de instrumentos de equity e mezanino. Suas responsabilidades englobavam a prospecção de oportunidades, análise técnica, análise econômico-financeira, estruturação das operações e gestão das companhias investidas, atuando em seus conselhos de administração. Anteriormente ao Pactual, o Sr. Souza atuou por 4 anos como Senior Associate na Stern Stewart, consultoria americana de gestão financeira, desenvolvendo projetos de implantação de Gestão Baseada em Valor, utilizando a metodologia do Economic Value Added (EVA®), bem como projetos na área de Finanças Corporativas. O Sr. Souza tem ainda mais de 5 anos de experiência no mercado financeiro nacional, tendo atuado em Asset Management e Equity Sales & Trading no Citigroup e Banco Graphus. Atualmente é membro do conselho de administração das empresas Centrais Elétricas do Pará (Celpa) e Cecrisa S.A, além de atuar como conselheiro fiscal suplente da Equatorial Energia S.A. O Sr. Souza concluiu seu MBA em 2001 pela Universidade de Rochester (EUA), sendo eleito, por seu desempenho, para a sociedade Beta Gamma Sigma. José Guilherme graduou-se em primeiro lugar da turma de Engenharia Elétrica de 1994 na Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) em MG.

Gabriel Felzenszwalb é sócio do time de Private Equity da Vinci Partners. Em 2007, ingressou no grupo de Private Equity da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos. De 2008 a 2010, foi alocado à empresa de portfólio Inbrands, onde atuou como CEO e CFO. Anteriormente, foi analista na operação de Venture Capital do Banco BBM, consultor de negócios na McKinsey & Co., gerente de M&A na Vivo e associado na GP Investimentos. É formado em Engenharia pela UFRJ e possui MBA pela Harvard Business School.

Ricardo Schenker Wajnberg é sócio fundador da Módulo Capital, foi sócio da Gávea Investimentos (2004-2011), onde ingressou em 2003. Durante esse período foi gestor responsável pela mesa de renda variável até 2008 e co-responsável pela área de PIPEs e private equity até 2011. Anteriormente trabalhou no Banco CR2 de Investimentos (2000-2003) na mesa de renda variável. Iniciou sua carreira profissional como estagiário do Banco BBM (1998-2000). Foi membro dos conselhos de administração da Multiterminais, Lojas Americanas, OR e Simpress. Atualmente é membro do conselho de administração do Burger King Brasil. Ricardo concluiu seu mestrado em Economia pelo IBMEC-RJ (2002) e é graduado em Engenharia de Produção Civil pela PUC-RJ (2000).

Adriana Waltrick tem mais de 25 anos de experiência no mercado de energia brasileiro. É membro certificada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, formada em administração pela UNISINOS, cursou Executive MBA na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul, tem MBA em finanças pela Universidade de São Paulo e MBA pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Foi membro dos conselhos de administração da CPFL Renováveis, Geração Foz do Chapecó, Energética Barra Grande S.A. (BAESA), Centrais Elétricas da Paraíba (EPASA), consultora na Pacific Hydro Chile, ABEEOLICA e atualmente é membro do conselho de administração da SPIC - Pacific Hydro Global Investment Committee. Participou dos programas "Data Science Specialist" pela Universidade de Berkeley, do "Program of Negotiation" da Universidade de Harvard, do "Advanced Mergers & Acquisitions" pelo Instituto de Finanças de Amsterdam e do "Creating Shareholder Value" da Universidade de Northwestern, Chicago.

Diretoria Cargo Eletivo Ocupado Data de Eleição Prazo do Mandato
Marcos Roberto Tinti Diretor Presidente 08/03/2019 08/03/2022
Marcelo Jorge Martins Diretor 08/03/2019 08/03/2022
Rodrigo Ribeiro dos Santos Diretor 03/06/2020 15/08/2022
Rafael Passos Kirsten Diretor de RI 15/08/2019 15/08/2022

Marcos Tinti ingressou no Grupo CBO em 2017, atuando como Diretor de Operações. Em março de 2019, foi nomeado Diretor Presidente do Grupo CBO. Marcos Tinti se formou em 1990 em contabilidade pela FMU/SP, com pós graduação em Finanças na FECAP e Mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ. O Sr. Tinti possui grande experiência na área de diretoria operacional, tendo sido diretor de empresas como Tegma Gestão Logística S.A, Elog Logística S/A, Trifil Indústria Textil S/A., Movicarga Logística bem como tendo atuado como gerente na área operacional e de distribuição de empresas como Parmalat Brasil S/A, Tigre S/A e Brahma/AmBev/InBev.

Marcelo Martins tem 20 anos de experiência na área de construção naval e navegação de apoio marítimo, é diretor do Grupo CBO desde 2013 e desde de 2009 já atuava como superintendente de planejamento, engenharia e suprimentos do Estaleiro Aliança. Antes, em 2005, trabalhou no estaleiro no cargo de gerente de projeto de uma série de 8 embarcações, acompanhando desde o projeto básico até a entrega dos navios. Desde 2002 trabalhava como assessor técnico/comercial da CBO, discutindo contratos de afretamento, adequação das embarcações aos requisitos dos clientes, análise do mercado de apoio marítimo e na relação com os clientes. Começou na CBO em 1996 como estagiário, sendo contratado como engenheiro em 1997 onde atuou no grupo de fiscalização de novas construções, como responsável pelas áreas de projeto básico, estrutura, acessórios de aço e acabamento. Marcelo é formado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possuiu Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela COPPE e possui MBA pela COPPEAD.

Rodrigo Ribeiro dos Santos possui mais de 25 anos de experiência em finanças, garantia da qualidade e gestão de processos, com sólida experiência em negócios e TI, sendo 10 anos trabalhando com padrões ISO 9000, 14001, SA 8000 and OHSAS18001 e 5 anos operando com o modelo de gestão da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e habilidade como PMO. Tem experiência nos setores de Óleo & Gás, TI, Serviços de Saúde e Eventos. Formado em Economia pela PUC-Rio com MBA na Stern New York University e com Certificação PMP. Ingressou na Oceana Offshore no ano de 2012, passando pelos cargos de Gerente e Superintendente Financeiro, antes de se tornar Diretor.

Rafael Passos Kirsten possui 12 (doze) anos de experiência profissional em Private Equity, tendo atuado nos setores de energia, infraestrutura, agronegócio e saúde. Formado desde 2007 pela INSPER/SP em economia, o Sr. Rafael Kirsten tem sólida experiência em administração e gerenciamento de fundos, prospecção de novos negócios bem como vem participando ao longo dos anos de comitês financeiros, de investidores e Conselhos de Administração de sociedades investidas dos fundos pelos quais passou. O Sr. Rafael Kirsten participou ativamente das equipes de investimento da Victoire Brasil Investimentos, do BANIF - banco de Investimento e da BRZ Investimentos. Em março de 2014 integrou o time da Casa de Gestão como Diretor de Investimentos e de Novos Negócios e posteriormente, em 2018, ingressou na Prumo Logística como Gerente de Fusões e Aquisições. Em agosto de 2019 integrou o Grupo CBO como Diretor de Relações com Investidores da Companhia.