Diretoria, Conselhos e Comitês
Conselho de Administração
Sr. Roberto Cerdeira é Sócio no Patria. O Sr. Cerdeira é o principal responsável pela logística e transporte da unidade de negócios de Infraestrutura. O Sr. Cerdeira é responsável por novos esforços de negócios dentro desses setores e também por supervisionar várias empresas do portfólio de Fundos de Infraestrutura do Patria. O Sr. Cerdeira é atualmente Conselheiro da Hidrovias do Brasil, Pare Bem, CBO, Entrevias, EIXO-SP e CART. Antes disso, o Sr. Cerdeira atuou como Diretor e Investment Officer. Antes de ingressar na Patria em 2011, o Sr. Cerdeira trabalhou em M&A e Private Equity com experiência em logística, tratamento de água, energia e serviços financeiros. O Sr. Cerdeira é graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e possui MBA pela London Business School.
No Patria Investimentos desde 2012, Michell Fontes atua como Diretor da área de infraestrutura. De 2016 a 2018, Michell Fontes atuou na ARGO (empresa investida do Patria) como Gerente Financeiro e Novos Negócios. Em 2022, foi eleito membro do Conselho de Administração da Hidrovias do Brasil para um mandato de 2 anos. Antes de ingressar no Patria, trabalhou na consultoria estratégica A.T. Kearney. Michell Fontes formou-se em Engenharia Mecânica Aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Felipe Caram atua como CFO da SEK, empresa de cibersegurança investida pelo Pátria, desde outubro de 2023 acumulando às funções de Conselheiro Fiscal da Hidrovias do Brasil S.A. e Conselheiro de Administração de outras empresas investidas pelo Pátria. Entre julho de 2021 e outubro de 2023, atuou Head de Finanças dos portfólios de Infraestrutura e Private Equity do Pátria. Com mais de 20 anos de experiência, Felipe ocupou a posição de Diretor Financeiro na Toyota Tsusho Corporation, NovaAgri e Amyris Brasil entre 2009 e 2019. Antes disso, atuou como Controller na GE de 2006 a 2009 e como Supervisor na PwC. Felipe é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui um MBA pela Fundação Dom Cabral e Curso de Formação para Conselheiro no IBGC.
Bruno Augusto Sacchi Zaremba é Chairman da equipe de Private Equity e head de Relação com Investidores da Vinci Partners. É membro do conselho de administração de diversas companhias do portfolio da Vinci, tais como Austral, CBO, Domino’s Pizza, Grupo Cura e Vero Internet. Fez parte da equipe da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos entre os anos de 2006 e 2009. Atuou como gestor de investimentos em bolsa e mercados desenvolvidos no Banco Pactual, onde foi sócio desde 2001. No Banco Pactual integrou o time de reserach como analista sênior de Bancos, Bebidas, Varejo, Alimentos e Tabaco. É formado em Economia pela PUC-Rio, possui a certificação de Chartered Financial Analyst (CFA) e concluiu o OPM 50 program pela Harvard Business School.
Sócio da Vinci Partners desde sua fundação, lidera a área de infraestrutura desde 2016 onde gerencia mais de R$ 3 bilhões em ativos de infraestrutura. Foi sócio na área de Private Equity, onde foi responsável por investimentos nos segmentos relacionados a infraestrutura e indústria. Foi responsável pelo monitoramento do investimento em Equatorial Energia até 2015, membro do conselho de administração da Celpa (Centrais Eletrica do Para) e Cecrisa. É membro do Conselho de Administração do Grupo CBO, Hydria, LEST e V2i Energia. Antes de se juntar à Vinci Partners, trabalhou por 5 anos no Banco Pactual como co-gestor do FIP Brasil Energia (fundo de R$ 1.2bi focado em geração e transmissão de energia). Tem experiências ainda em consultoria, na Stern Stewart & Co., e em equity sales and trading no Citigroup Asset Management e Banco Graphus. Sr. Souza é engenheiro eletricista pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e possui MBA, com concentrações em finanças e contabilidade corporativa pela University of Rochester, New York, onde recebeu a distinção Beta Gamma Sigma.
Co-head de Private Equity da Vinci Partners, Gabriel integrou o Conselho de Administração de diversas companhias do portfólio da Vinci, como Burger King, Unidas e Cecrisa e, atualmente, integra o Conselho de Administração da Austral, CBO, CVLB, Vero, Agi, Farmax e Víssimo. Em 2007, ingressou no grupo de Private Equity da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos. De 2008 a 2010, foi alocado à empresa de portfólio Inbrands, onde atuou como CEO e CFO. Anteriormente, foi analista na operação de Venture Capital do Banco BBM, consultor de negócios na McKinsey & Co., gerente de M&A na Vivo e associado na GP Investimentos. É formado em Engenharia pela UFRJ e possui MBA pela Harvard Business School.
Luciano Coelho Pettersen é economista, com uma ampla formação acadêmica e uma significativa experiência nos campos da economia, finanças e administração. Ele possui bacharelado em Economia, especialização em contabilidade, direito e economia, além de especialização em Administração Patrimonial e Petróleo e Gás. Em sua trajetória profissional, passou pela Minas Gerais Administração e Serviços S/A e, mais recentemente, pela Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A, onde ocupou o cargo de Diretor de Administração e Finanças. Em sua passagem pela Ceasa Minas, desempenhou um papel crucial na gestão financeira da organização, garantindo a conformidade com os padrões internacionais de relatórios financeiros em IFRS. Entre suas realizações mais notáveis está a eliminação da abstenção de opinião das Demonstrações Financeiras de 2021 e a aprovação das Demonstrações Financeiras de 2022 da Companhia.
Adriana Waltrick tem mais de 25 anos de experiência no mercado de energia brasileiro. É membro certificada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, formada em administração pela UNISINOS, cursou Mestrado (stricto sendo) e MBA na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul, MBA em finanças pela Universidade de São Paulo* e MBA pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Foi membro dos conselhos de administração da CPFL Renováveis, Geração Foz do Chapecó, Energética Barra Grande S.A. (BAESA), Centrais Elétricas da Paraíba (EPASA). Desde 2012, exerce a posiçao de CEO da SPIC Brasil e Pacific Hydro Brasil. Já atuou como vice-presidente de M&A e Diretora de Estratégia da CPFL Energia – um dos maiores grupos brasileiros privados de energia com ações públicas na B3 e NYSE. Participou dos programas “Data Science Specialist” pela Universidade de Berkeley, “Program of Negotiation” da Universidade de Harvard, do “Advanced Mergers & Acquisitions” pelo Instituto de Finanças de Amsterdam e do “Creating Shareholder Value” da Universidade de Northwestern, Chicago.
Diretoria
Marcos Tinti ingressou no Grupo CBO em 2017, atuando como Diretor de Operações. Em março de 2019, foi nomeado Diretor Presidente do Grupo CBO. Marcos Tinti se formou em 1990 em contabilidade pela FMU/SP, com Mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ. O Sr. Tinti possui grande experiência na área de diretoria operacional, tendo sido diretor de empresas como Tegma Gestão Logística S.A, Elog Logística S/A, Trifil Indústria Textil S/A., Movicarga Logística bem como tendo atuado como gerente na área operacional e de distribuição de empresas como Parmalat Brasil S/A, Tigre S/A e Brahma/AmBev/InBev.
Marcelo Martins tem 26 anos de experiência na área de construção naval e navegação de apoio marítimo, é diretor do Grupo CBO desde 2013 e desde de 2009 já atuava como superintendente de planejamento, engenharia e suprimentos do Estaleiro Aliança. Antes, em 2005, trabalhou no estaleiro no cargo de gerente de projeto de uma série de 8 embarcações, acompanhando desde o projeto básico até a entrega dos navios. Desde 2002 trabalhava como assessor técnico/comercial da CBO, discutindo contratos de afretamento, adequação das embarcações aos requisitos dos clientes, análise do mercado de apoio marítimo e na relação com os clientes. Começou na CBO em 1996 como estagiário, sendo contratado como engenheiro em 1997 onde atuou no grupo de fiscalização de novas construções, como responsável pelas áreas de projeto básico, estrutura, acessórios de aço e acabamento. Marcelo é formado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possuiu Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela COPPE e possui MBA pela COPPEAD.
Rodrigo Ribeiro dos Santos possui mais de 25 anos de experiência em finanças, garantia da qualidade e gestão de processos, com sólida experiência em negócios e TI, sendo 10 anos trabalhando com padrões ISO 9000, 14001, SA 8000 and OHSAS18001 e 5 anos operando com o modelo de gestão da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e habilidade como PMO. Tem experiência nos setores de Óleo & Gás, TI, Serviços de Saúde e Eventos. Formado em Economia pela PUC-Rio com MBA na Stern New York University. Ingressou na Oceana Offshore no ano de 2012, passando pelos cargos de Gerente e Superintendente Financeiro, antes de se tornar Diretor. Antes de entrar na Oceana Offshore, ele passou pela Moma Engenharia e Informática e pela Geo Eventos S.A.
Darcy de Paula é advogado, graduado em Direito pela UNIVAP/SP e MBA em Administração do Varejo – FGV/RJ. Com mais de 30 anos de experiência como generalista na área de Recursos Humanos, serviços administrativos e utilities, com carreira desenvolvida na gestão de pessoas e negócios, em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais de diversos países e culturas, algumas com mais de 10.000 colaboradores (Bank Boston, Rede Globo, Freudenberg, Philips, LG e CBO), além de empresas como Autoliv e Freudenberg.
Cesar Almeida é graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/RJ e tem mais de 27 anos de experiência na área naval, sendo os últimos dezoito anos na atividade de apoio marítimo à indústria offshore de Oil & Gas. Ele foi eleito Diretor da CBO em abril de 2021, tendo atuado como superintendente de operações do grupo CBO desde 2019; em 2008, ele assumiu a função de coordenador e em 2010 já atuava no gerenciamento de diversos tipos de embarcações empregadas em contratos com as principais companhias de petróleo atuando no mercado brasileiro.
Comitê de Remuneração e Recursos Humanos
Aline atualmente trabalha no Pátria Investimentos como Head de RH para G&T/Value Creation. Responsável geral pela Gestão Estratégica em Pessoas das 40 empresas do Portfólio. Como mais de 60 mil funcionários, dentre esses quase 300 C-level e um total de folha aproximado de R$ 4Bi/ano. Está no Patria há 3 anos. De 2021 a mai/2024 liderou o RH do Private Equity Investimentos. Também atuou por 6 anos na Elfa, liderando o processo de transformação e maturidade da empresa pós aquisição Patria. Implantou modelo Gestão, Universidade Corporativa e Orçamento Base Zero. Nesse período desenvolveu a agenda de Integração das Aquisições (22 aquisições nesse período), toolkit amplamente utilizado pelo portfólio. Por 6 anos consecutivos levou a Elfa ao prêmio Great Place to Work (GPTW). Trabalhou por mais de 15 anos na Ab-inbev, como Executiva de Gente e Gestão, atuando no desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão ambev. Lá vivenciou e foi responsável por várias ondas de Gestão de Mudança, desde as primeiras e fusões e aquisições da empresa. É Green Belt e entusiasta do mindset “Felicidade traz Resultados”. Destaca-se por atuar e garantir que os Processos de Pessoas estejam alinhados as Estratégias da Organização, sem perderem o olhar humano e a sensibilidade do que os times necessitam para terem real engajamento com os objetivos.
Aline Camelier é Principal na equipe de Private Equity da Vinci Partners. Ela atua no Conselho de Administração da Cura e da Vero, sendo responsável pelo monitoramento desses investimentos, bem como pela cobertura do setor de saúde. A Sra. Camelier ingressou inicialmente na equipe de Value Creation, onde participou de diversos projetos dentro das empresas do portfólio, e posteriormente fez a transição para a equipe de investimentos. Anteriormente, trabalhou na equipe de Operações da Vinci. Ela possui bacharelado em Administração de Empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ) e é certificada como Chartered Financial Analyst (CFA).
Darcy de Paula é advogado, graduado em Direito pela UNIVAP/SP e MBA em Administração do Varejo – FGV/RJ. Com mais de 30 anos de experiência como generalista na área de Recursos Humanos, serviços administrativos e utilities, com carreira desenvolvida na gestão de pessoas e negócios, em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais de diversos países e culturas, algumas com mais de 10.000 colaboradores (Bank Boston, Rede Globo, Freudenberg, Philips, LG e CBO), além de empresas como Autoliv e Freudenberg.
Comitê de Ética e Compliance
Ricardo Wagner é advogado, graduado em Direito pela UFF, com Pós Graduação em Direito da Economia e da Empresa pela FGV, e Mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos. Tem cursos de extensão no Embassy CES (USA) e IRI (Itália). Lecionou em cursos de pós graduação na FGV, UFF, PUC Minas, Cândido Mendes, Unigranrio e Univercidade. Especializado no setor de Infra-estrutura, ocupou cargos executivos de gestão e diretoria jurídica em empresas como Vale, FCA, Oi, Log-In, PetroRio e Grupo CBO (atual). Participou de associações setoriais como ANTF, Sinditelebrasil, ABTP, ABRATEC, IBP e ABEAM (atual). É autor de artigos e do livro “Direito dos Transportes Ferroviários”, publicado pela Ed. Lumen Juris.
Darcy de Paula é advogado, graduado em Direito pela UNIVAP/SP e MBA em Administração do Varejo – FGV/RJ. Com mais de 30 anos de experiência como generalista na área de Recursos Humanos, serviços administrativos e utilities, com carreira desenvolvida na gestão de pessoas e negócios, em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais de diversos países e culturas, algumas com mais de 10.000 colaboradores (Bank Boston, Rede Globo, Freudenberg, Philips, LG e CBO), além de empresas como Autoliv e Freudenberg.
Marcos Tinti ingressou no Grupo CBO em 2017, atuando como Diretor de Operações. Em março de 2019, foi nomeado Diretor Presidente do Grupo CBO. Marcos Tinti se formou em 1990 em contabilidade pela FMU/SP, com Mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ. O Sr. Tinti possui grande experiência na área de diretoria operacional, tendo sido diretor de empresas como Tegma Gestão Logística S.A, Elog Logística S/A, Trifil Indústria Textil S/A., Movicarga Logística bem como tendo atuado como gerente na área operacional e de distribuição de empresas como Parmalat Brasil S/A, Tigre S/A e Brahma/AmBev/InBev.