Prêmios e Reconhecimentos

O Grupo CBO é reconhecidamente um operador de excelência no setor em que atua, tendo tido a honra de receber uma série de premiações dos clientes.

O Grupo CBO foi premiado em 2019 pela Petróleo Brasileiro S.A. (“Petrobras”) como um dos. melhores fornecedores, com notas de excelência operacional medidas pela própria Petrobras por meio do PEOTRAM (Programa de Excelência Operacional de Transporte Aéreo e Marítimo), cuja média da Companhia é de aproximadamente 93% entre 2015 e 2023.

Além disso, a Companhia foi reconhecida em 2020 como melhor fornecedor na seção de HSE (Health, Safety and Environment, ou Saúde, Segurança e Meio-Ambiente) pela Enauta Participações S.A. para o Campo de Atlanta. Em 2020, a Companhia foi escolhida pela Petrobras como melhor fornecedora nas categorias “Afretamento de Embarcações” e “SMS – Meio Ambiente”, no “Prêmio Melhores Fornecedores 2019”; já em 2023, a Petrobras considerou a Companhia como o melhor fornecedor nas categorias “SMS – Segurança” e “SMS – Meio ambiente”, no “Prêmio Melhores Fornecedores 2022”. Além disso, em 2023, a Companhia foi reconhecida como um dos 10 principais operadores de apoio offshore do mundo pela Riviera, empresa de informação, pesquisa e inteligência de mercado, especializada no setor de apoio offshore.

Ao longo dos últimos anos, o Grupo CBO também se destacou através de:

      • Destaque em Governança

Em 2023, a CBO recebeu o Selo Pró Ética, que confere reconhecimento às empresas empenhadas em aplicar medidas de prevenção, detecção e correção de fraudes – sendo, assim, a primeira empresa brasileira de apoio offshore a receber a certificação, no entendimento da Companhia. O Pró Ética é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que busca fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

      • Destaque em Sustentabilidade

A CBO foi responsável pela operação da primeira embarcação de apoio híbrida no Brasil. Em 2023, a CBO fechou parceria com a Delta Logistics Limited, empresa de apoio marítimo com vasta experiência no Caribe e América do Sul, para operar a embarcação Delta Commander, um PSV com especificação completa, a qual é caracterizada pela capacidade de seu motor alternar entre o diesel e a energia proveniente de baterias, aumentando sua eficiência energética e reduzindo as emissões de carbono. A embarcação entrou em operação em dezembro de 2023, em um contrato com a Equinor, se tornando a primeira embarcação híbrida a operar no mercado de apoio marítimo no Brasil.

Além disso, em 2024, a Companhia realizou a hibridização do PSV CBO Wiser, via colaboração entre CBO, Equinor Brasil e Wärtsilä. Ela foi a 1ª embarcação a realizar essa instalação no Brasil, reforçando o nosso DNA de inovação e pioneirismo. Com esse projeto, também conquistamos o 2o lugar no Prêmio Inovativos em 2024.

A CBO conquistou o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2022 na categoria Mudança do Clima e Eficiência Energética com um projeto desenvolvido internamente, o Smart Ship, que tem como objetivo identificar desperdícios e propor ações de melhoria contínua nas embarcações. O projeto auxilia o controle do consumo de combustível e a redução das emissões atmosféricas. Entre as ferramentas utilizadas estão a telemetria e mapeamento de processos.

Em 2024, conquistamos o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol pelo 3o ano consecutivo, um reconhecimento concedido às empresas que elaboram inventário completo de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), têm as informações verificada por terceira parte independente e fazem a publicação no Registro Público de Emissões (RPE). Essa conquista representa que, além da CBO adotar o principal método de mensuração de emissões atmosféricas, alcançou o seu padrão máximo de qualidade.

      • Destaque setorial em Inovação

A pesquisa Época Negócios 360º, produzida pela revista Época Negócios em parceria com a Fundação Dom Cabral, apontou a CBO como a empresa mais inovadora do setor de transportes em 2022. A iniciativa é fruto de levantamento de dados realizado ao longo de oito meses a partir de informações enviadas pelas empresas e disponíveis em balanços públicos. Em 2022, 420 empresas foram avaliadas em seis desafios: inovação, visão de futuro, ESG/socioambiental, ESG/governança, pessoas e desempenho financeiro.

O desafio inovação, vencido pela CBO dentro do segmento de transportes, considera o quanto e como a empresa investe, qual a estrutura formal dedicada à inovação, além das metodologias, processos e métricas. O reconhecimento indica a qualidade das práticas desenvolvidas pela empresa frente a outros atores do mercado.

      • Destaque em Desempenho

Em 2022, a CBO foi classificada na posição 337 no Ranking das Maiores e Melhores da Revista Exame, que analisa as maiores empresas de capital aberto do país em 16 categorias, incluindo indicadores financeiros e práticas sociais, ambientais e de governança. Já no Ranking Valor 1000, a CBO ficou na posição 558 e foi destaque no setor de transportes e logística, ocupando a 5ª posição na Margem EBITDA e o 7º lugar na Evolução de Receita Líquida.

A Companhia possui também seu próprio programa anual de excelência chamado Fita Azul, através do qual a empresa engaja, destaca e recompensa as embarcações com as pontuações mais altas em Segurança, RH, Procedimentos Operacionais e Manutenção. O Programa Fita Azul orienta as atitudes diárias dos colaboradores com foco na melhoria contínua de seus processos, em desenvolvimento de pessoas e sustentabilidade dos resultados. Difundindo assim a cultura de excelência que acreditamos. O programa teve início em janeiro de 2019 e direciona como a gestão organizacional deve ser orientada com o foco na segurança e processos operacionais das embarcações, através da implementação de uma metodologia de avaliação que estimula o investimento na melhoria contínua de nossos resultados, incentivando os tripulantes a buscar sempre a excelência operacional e melhores resultados.

Além disso, a Companhia obteve a certificação GPTW – “Great Place To Work” ou “Melhores Empresas para Trabalhar” por seis anos consecutivos, de 2019 a 2024. O Selo é dado pelo Great Place To Work Institute, que analisa a satisfação de seus funcionários com o ambiente de trabalho levando em consideração diferentes aspectos como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.

Mapa do Site

close